Uma prenda com novos sabores …

por Monica Sona
Foi com entusiamo, expectativa e gula que recebi uma prenda de aniversário original e que quero partilhar com quem gosta de cozinhar ou simplesmente de comer, um workshop de sobremas de verão, da Escola Hotelaria de Turismo de Lisboa e ministrado pelo Chef Antony Marques.
Dez minutos após o acolhimento, já sentia o apelo de uma pequena “chef” dentro de mim, ou não tivesse eu a rigor com avental, cabelo devidamente preso e com o belo do chapéu.
Eis que chega o responsável por tudo, o Chef, traz um entusiamo natural, uma descontração e uma questão “prontos para meter a mão na massa?!” (com sotaque meio francês), respondemos todos a medo que sim e seguimos para a cozinha!
Chegados à cozinha, apresentou-nos alguns formandos do curso de cozinha que se voluntariaram para ajudar a formação e nos acompanhar nas tarefas, no fundo certificavam-se que não explodiamos a cozinha ou fizessemos asneiras que comprometessem o resultado final.
Seguiu-se a apresentação dos ingredientes e das receitas da noite: morangos, cerejas, ruibarbo, mascarpone, gelados de baunilha, alfazema e especiarias etc etc Alfazema! Oi?! Gelado de Alfazema foi o que ouvi?! Especiarias?! No gelado?! Perante o nosso ar de pananecos espantados, o chef continua a explicar que a “alfazema casa bem com a framboesa e as especiarias casam bem com as cerejas”. E fica tudo com aquele ar duvidoso de quem só come gelado de morango e chocolate. Demos o beneficio da dúvida e ainda bem, porque não sendo paladares comuns realmente casam bem e surpreenderam.
Em 3 horas (19h-22h) de formação fizemos:
  • tarte de ruibarbo com gelado de baunilha
  • framboesas sobre biscoito crocante de chocolate e gelado de alfazema
  • cerejas salteadas com Kirsch com queijo mascarpone e gelado de especiarias doces
  • sangria fria com fruta da época e gelado de nata
  • rabanadas com morangos salteados em poejos
Só os gelados e as massas é que já estavam feitos por uma questão logistica, mas tivemos acesso também a essa receitas.
E o mais chato é que depois de fazermos isto tudo tivemos que comer. E foi divinal ter jantado este menu calórico. Recomendo-vos a espreitar a página da escola e descobrir workshops de querer fazer e comer… Deixo-vos fotos para me verem em ação e alguns dos pratos confecionados.
Chef Antony Marques, podem encontrá-lo no seu restaurante Bica do Sapato 


Rabanadas com morangos salteados em poejos


Framboesas sobre biscoito crocante de chocolate 


Eu com a mão na massa!

Também poderá gostar de

2 comentários

Moca 28 de Junho, 2012 - 21:52

Bom …depois disto aguardo ansiosamente um convite para provar essas iguarias 🙂

Responder
Ana Dias 29 de Junho, 2012 - 16:48

Cunhada, fico mto feliz que tenhas apreciado tanto o teu presente de aniversário. bjocas ana

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK