A culpa é do CUPAV e a história do futuro

Ah pois é, lamento informar mas a culpa de eu andar mais tagarela, mais confiante e com tanto em que pensar é mesmo do CUPAV e a História do Futuro!
E perguntam vocês "o que é o CUPAV?!" E respondo eu: "atenção não é o que parece"... A sigla em si corresponde a "Centro Universitário Padre António Vieira", e num primeiro juízo de valor pensam vocês "ah e tal um grupo universitário que vai à missa". Wrong answer!
Então cá vai uma breve explicação, o CUPAV em parceria com outras instituições e empresas, desenvolveu um programa gratuito cujos os objectivos são: promover a empregabilidade, oferecer instrumentos de procura ativa, contribuir para uma mudança de atitude face a essa procura e basicamente abanar o que tínhamos como certo (isto no meu caso).
Trocando por miúdos, consiste numa semana intensiva de formação em que ser desempregado, não é mais que ter a oportunidade de parar, pensar e estruturar (não me apedrejem mas o Passos Coelho tinha razão, a forma como a coisa é posta é que é diferente).
Nesta semana tentámos trabalhar Relacionamento Interpessoal, Comunicação, Elaboração de CV, Networking, Questões legais e financeiras, Marketing Pessoal, Empreendedorismo e Coaching.
E com quem?! Com alguns dos melhores, com formadores empreendedores e que nos acolheram não com a visão "os coitadinhos estão desempregados" mas sim "mexam-se que vocês fazem parte de uma estatística negra, façam a diferença".
E se pensam que eles foram para ali pescar por nós enganem-se, apenas nos ensinaram a pescar! Agora depende de nós!
Falando agora do grupo, mais heterogéneo não podia ser, recém-licenciados, mestrados, pós-graduados, muita experiência, pouca ou nenhuma, todas as áreas possíveis e imaginárias. E personalidades então nem se fala, havia águias, pombas, papagaios e mochos! Confusos?!
Da experiência descobri, que faço demasiados juízos de valor que me condicionam as escolhas, porque fecham o leque de oportunidades, que ando a tempo demais a utilizar uma ferramenta gasta e pouco diferenciadora (o meu CV), que tenho que despertar a empreendedora que há em mim, iniciar a minha rede de networking... e por isso cá vai....
Estou desempregada, sou Psicóloga Organizacional e as minhas competências são na área de Recursos Humanos, e estou à procura de uma Oportunidade!
Agora vou ali escrever a história do meu futuro!


1 comentário:

Nieta disse...

Já conheces o "SO YOU THINK YOU CAN PITCH" ?

Também é uma ideia muito interessante e é necessário fazer a inscrição para poder participar.