Dia de Reis



O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, sendo o dia em que os três Reis Magos chegaram junto ao menino Jesus. Em alguns países é no dia 6 de Janeiro que se entregam os presentes.
Belchior (ou Melchior) seria o representante da EuropaGaspar representaria a Ásia; por fim Baltazar representaria África.  A   adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus simboliza a homenagem de todos os homens na Terra ao Rei.
Ao chegarem ao seu destino, os Reis Magos deram presentes ao Menino Jesus, Ouro oferecido por Belchior, que representa a Sua nobreza, Incenso oferecido por Gaspar, representa a divindade de Jesus, Mirra oferecido por Baltazar, simboliza o sofrimento que Cristo enfrentaria na Terra, enquanto salvador da Humanidade, também simbolizava Jesus enquanto homem.
Assim sendo, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como Deus (incenso) e como homem (mirra).

Em Portugal a tradição, é marcada pela compra do Bolo Rei, onde contém um brinde e uma fava, a quem sair a fava compra o bolo Rei no ano seguinte, mas como a tradição já não é o que era, a ASAE proibiu a colocação de favas e brindes, assim já ninguém morre engasgado.

Feliz dia de Reis






Sem comentários: