Sistema de código de barras faz 40 anos

por Monica Sona
Parecem uns simples riscos pretos sobre uma etiqueta branca, ou será ao contrário? riscos brancos sobre uma etiqueta preta?, mas deixemo-nos de etiquetas e racismos, pois esta foi mais uma das grandes “invenções” que se globalizou a nível mundial.
No dia 3 de Abril de 1973 (uns dias antes da nossa grande revolução sem armas) alguns lideres da industria americana escolheram um padrão de identificação de produtos de modo a melhorar a eficiência com que bens de consumo eram distribuídos para os supermercados e outras lojas.

Hoje em dia, estes códigos também já são utilizados por milhões de empresas em muitos outros sectores, nomeadamente na área da saúde, transportes, aeronáutica, quimica e alta tecnologia, porporcionando mais de cinco mil milhões de leituras (scans) por dia.

Este sistema, conhecido como GS1, permite a empresas de todo o mundo identificar diferentes ofertas como sendo produtos, serviços, bens, carregamentos, logistica, etc.

O código contém o preço, a identificação do item, o país de origem, o número de lote, o número de série e o prazo de validade.

O primeiro produto a ser digitalizado com este sistema foi um pacote de pastilhas, num supermercado no Ohio em 1974. Em Portugal o sistema chegou apenas em 1985.

Está ainda a ser desenvolvido um novo código de barras mais curto mas que contém mais informação e que poderá ser colocado em peças individuais, como frutas ou legumes, de modo a evitar que seja necessário pesá-las na caixa.

Também poderá gostar de

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK