O caminho para a Felicidade





Quando falamos de felicidade é importante distinguir a felicidade baseada nos valores e a felicidade hedónica, esta ultima é aquela baseada no prazer, que é imediata e que não dura mais que umas horas. A felicidade baseada nos valores é uma construção de propósitos que irão cumprir os nossos objectivos, são os valores e os pilares onde assenta a nossa vida.
Qualquer um de nós poderá ser feliz por comprar aquele carro de sonho, por fazer aquela viagem há tanto tempo desejada, por ter uma boa posição profissional, mas de que é que vale tudo isto se os valores de vida forem medíocres e que ao mesmo tempo não nos satisfaçam a longo prazo?
E agora que vem aí um novo ano é tempo de reflectir, meditar e quem sabe melhorar comportamentos. Para os que acham que os problemas estão só nos outros e que não têm de melhorar nada, nunca estiveram tão longe da verdade. Para os outros que como eu estão dispostos a melhorar comportamentos, ficam aqui 10 estratégias para atingir a felicidade.


Auto-Estima:
Auto-estima é a avaliação que fazemos de nós próprios, envolvendo crenças, emoções e comportamentos. É a capacidade que temos de respeitar, confiar e gostar de nós mesmos. Se não cuidarmos do nosso interior nunca nos vamos conseguir sentir confiantes e optimistas.

Generosidade:
É a qualidade de fazer algo de positivo aos outros. Por norma, pessoas generosas por natureza são pessoas muito mais tranquilas e bem resolvidas.

Optimismo/Positividade:
É tempo de pensar positivo e de rectificar comportamentos de forma a conduzir ao sucesso pessoal. Há um exercício muito simples que nos devolve toda a tranquilidade de que necessitamos, que passo a cita-lo, quando a nossa mente for atingida por um pensamento negativo, anula-o imediatamente com um pensamento oposto. Não vale a pena alimentar a mente com pensamentos negativistas pois leva-nos muitas vezes a um sofrimento inútil e tira-nos energia e clareza, acabando por nos levar muitas vezes a cometer erros.

Disciplina:
Quando nos propomos a um desafio/objectivo, temos de encarar isso como algo de muito sério, quando não conseguimos cumprir aquilo a que nos propusemos, sentimos culpa e isso recaí directamente na nossa auto-estima. 

Inteligência emocional:
É a capacidade de identificar, gerir e expressar correctamente os nossos sentimentos, e conseguir identificar o mesmo nos outros. Controlar as emoções é a chave para o bem estar emocional.

Gratidão:
É importante sermos humildes e reconhecer quando alguém é generoso connosco e nos presta algum tipo de ajuda, seja ela qual for. É muito importante dizer obrigado.

Meditação/Espiritualidade:
Enganem-se aqueles que pensam que espiritualidade ou meditação é  coisa de religiões. Meditação vem do latim meditare que significa, desligar-se do mundo exterior voltando-nos para dentro de nós próprios. Estudos recentes, demonstraram que a meditação altera fisicamente o cérebro tornando algumas áreas mais densas e fortes, optimizando assim o seu funcionamento.

Cuidar do corpo:
"Mente sã em corpo são", é uma expressão bastante utilizada e que faz todo o sentido, só um corpo são pode ter uma mente sã. Se um corpo estiver doente não vamos conseguir ser felizes nem conseguir cumprir com os pontos acima referidos. Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico regular, o descanso aconselhado para cada organismo, vai levar-nos sem dúvida a um corpo saudável.

Relação com os outros:
Gerir a relação com os outros é um desafio permanente. Por natureza somos seres sociais, necessitamos de interagir, comunicar, pertencer a grupos partilhar experiências e ideias. Se formos honestos connosco e com os outros, tentando evitar os conflitos e sabendo ceder sempre que for necessário, teremos certamente relacionamentos muito mais interessantes, saudáveis e felizes.

Pedoar:
O perdão não é fraqueza, é coragem, de quem pede perdão e de quem perdoa. Saber perdoar é uma virtude, é necessário e deixa-nos mais leves e livres de ressentimentos e raivas.

Este é um dos meus caminhos para a felicidade, não sou perfeita e tento melhorar todos os dias de forma a ser o mais honesta comigo e com os outros. São estratégias que qualquer um de nós poderá pretender alcançar. Desejo a todos um Feliz 2014 cheio de coisas boas.

(http://www.escolapsicologia.com/8-fundamentos-para-alcancar-a-felicidade/)
(http://www.psicologiafree.com/?p=596#)

Sem comentários: