Vou marcar este último dia do ano com alguns dos melhores posts deste 2013. Para os ver basta clicar em cima do titulo. Partilhei muitas coisas que fui fazendo na cozinha, as mudanças que fui fazendo na decoração da minha casa, fui também partilhando aquilo que me inspira, pois na vida nada faz sentido se não for partilhado. Agradeço a todos os que me seguem, aos que vão deixando mensagens, aos que gostam da minha página de facebook, e aos que vão gostando todos os dias daquilo que publico, para vocês um muito obrigado.






Quando falamos de felicidade é importante distinguir a felicidade baseada nos valores e a felicidade hedónica, esta ultima é aquela baseada no prazer, que é imediata e que não dura mais que umas horas. A felicidade baseada nos valores é uma construção de propósitos que irão cumprir os nossos objectivos, são os valores e os pilares onde assenta a nossa vida.
Qualquer um de nós poderá ser feliz por comprar aquele carro de sonho, por fazer aquela viagem há tanto tempo desejada, por ter uma boa posição profissional, mas de que é que vale tudo isto se os valores de vida forem medíocres e que ao mesmo tempo não nos satisfaçam a longo prazo?
E agora que vem aí um novo ano é tempo de reflectir, meditar e quem sabe melhorar comportamentos. Para os que acham que os problemas estão só nos outros e que não têm de melhorar nada, nunca estiveram tão longe da verdade. Para os outros que como eu estão dispostos a melhorar comportamentos, ficam aqui 10 estratégias para atingir a felicidade.


Auto-Estima:
Auto-estima é a avaliação que fazemos de nós próprios, envolvendo crenças, emoções e comportamentos. É a capacidade que temos de respeitar, confiar e gostar de nós mesmos. Se não cuidarmos do nosso interior nunca nos vamos conseguir sentir confiantes e optimistas.

Generosidade:
É a qualidade de fazer algo de positivo aos outros. Por norma, pessoas generosas por natureza são pessoas muito mais tranquilas e bem resolvidas.

Optimismo/Positividade:
É tempo de pensar positivo e de rectificar comportamentos de forma a conduzir ao sucesso pessoal. Há um exercício muito simples que nos devolve toda a tranquilidade de que necessitamos, que passo a cita-lo, quando a nossa mente for atingida por um pensamento negativo, anula-o imediatamente com um pensamento oposto. Não vale a pena alimentar a mente com pensamentos negativistas pois leva-nos muitas vezes a um sofrimento inútil e tira-nos energia e clareza, acabando por nos levar muitas vezes a cometer erros.

Disciplina:
Quando nos propomos a um desafio/objectivo, temos de encarar isso como algo de muito sério, quando não conseguimos cumprir aquilo a que nos propusemos, sentimos culpa e isso recaí directamente na nossa auto-estima. 

Inteligência emocional:
É a capacidade de identificar, gerir e expressar correctamente os nossos sentimentos, e conseguir identificar o mesmo nos outros. Controlar as emoções é a chave para o bem estar emocional.

Gratidão:
É importante sermos humildes e reconhecer quando alguém é generoso connosco e nos presta algum tipo de ajuda, seja ela qual for. É muito importante dizer obrigado.

Meditação/Espiritualidade:
Enganem-se aqueles que pensam que espiritualidade ou meditação é  coisa de religiões. Meditação vem do latim meditare que significa, desligar-se do mundo exterior voltando-nos para dentro de nós próprios. Estudos recentes, demonstraram que a meditação altera fisicamente o cérebro tornando algumas áreas mais densas e fortes, optimizando assim o seu funcionamento.

Cuidar do corpo:
"Mente sã em corpo são", é uma expressão bastante utilizada e que faz todo o sentido, só um corpo são pode ter uma mente sã. Se um corpo estiver doente não vamos conseguir ser felizes nem conseguir cumprir com os pontos acima referidos. Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico regular, o descanso aconselhado para cada organismo, vai levar-nos sem dúvida a um corpo saudável.

Relação com os outros:
Gerir a relação com os outros é um desafio permanente. Por natureza somos seres sociais, necessitamos de interagir, comunicar, pertencer a grupos partilhar experiências e ideias. Se formos honestos connosco e com os outros, tentando evitar os conflitos e sabendo ceder sempre que for necessário, teremos certamente relacionamentos muito mais interessantes, saudáveis e felizes.

Pedoar:
O perdão não é fraqueza, é coragem, de quem pede perdão e de quem perdoa. Saber perdoar é uma virtude, é necessário e deixa-nos mais leves e livres de ressentimentos e raivas.

Este é um dos meus caminhos para a felicidade, não sou perfeita e tento melhorar todos os dias de forma a ser o mais honesta comigo e com os outros. São estratégias que qualquer um de nós poderá pretender alcançar. Desejo a todos um Feliz 2014 cheio de coisas boas.

(http://www.escolapsicologia.com/8-fundamentos-para-alcancar-a-felicidade/)
(http://www.psicologiafree.com/?p=596#)


Na próxima primavera, Lisboa vai ter 300 bicicletas distribuídas por 12 estações distribuídas pela zona ribeirinha, que vão estar ao dispor do público em geral, o valor de aluguer pode variar entre poucos cêntimos e vai até 15€ por dia. É uma belíssima maneira de visitar aquela zona de Lisboa de uma forma divertida, prática e ecológica.

Ontem na comunicação social ouvia-se dizer que começavam as promoções... MAS ONDE??? É que não vi nada. Hoje fui até ao chiado e não havia nada a anunciar promoções (ou então andávamos muito distraídas). Aguardo aquilo que lá vem, ao que chamam Saldos, mas que por vezes mais parece restos de colecções dos anos passados.
E o grupo inditex que não faça promoções que não é preciso, já não compro nada lá há muito tempo, viro-me para outras lojas bem giras como a Mango ou a Springfield que mantêm promoções várias vezes ao ano. Hoje por exemplo comprei umas coisinhas na Mango, pois por ter cartão recebi uma SMS a anunciar os 40% de desconto até aos saldos, em tempo de crise vou onde me oferecem as melhores condições.
Desejo a todos um Feliz Natal. E fica a minha mensagem deste ano.


"O Segredo, não é correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham a ti."



NATAL

by on 13:32
Desejo a todos um Feliz Natal. E fica a minha mensagem deste ano. "O Segredo, não é correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim...

Há doenças muito sérias, e que devem tirar toda a força de viver, mas existem formas de fazer de conta que não existem, nem que seja apenas por um momento. A todas as pessoas que de uma maneira ou de outra atravessam um período complicado, vejam o vídeo, riam-se e inspirem-se.





Um fim de semana já é muito bom por si só. E este  teve momentos muito bons e divertidos. 
Ontem o dia foi marcado pela solidariedade, não é por ser Natal que o faço é apenas por acreditar em causas como esta, a ACA (Associação Conversa Amiga)é uma Instituição de Solidariedade sem fins lucrativos, que actua em contexto de solidão e exclusão humana e que precisa do apoio de todos para conseguir chegar aos que mais precisam. E foi o que fiz com um grupo de colegas, ajudamos a ACA de forma a conseguirem dar a mão a mais alguém que precise.
E hoje foi dia de ir ao teatro ver o musical O ZORRO, adorei tudo, os actores e aqui destaco um que gosto particularmente de ver e ouvir, Pedro Pernas, as vozes lindíssimas, o cenário, a sala é fantástica, e depois do grande espectáculo deliciar-me, como há muito já não fazia, nestes belos miradouros de Lisboa e apreciar esta cidade cheia de encanto. E tudo isto sem carro, para quem me conhece sabe que não faço nada sem carro, vou a todo lado com ele, mas hoje o acaso tornou o dia ainda mais perfeito.

Gosto tanto desta música e sabem porquê? Because I'm happy.
Estou a precisar de uma terapia de luz, e não é que é mesmo isto que este relógio despertador faz?
Eu gosto de acordar com a luz do sol, mas o problema é que a hora que habitualmente me levanto, o sol ainda não nasceu, então o meu despertador toca, toca, toca,  com aquele som irritante que acorda o prédio inteiro, avanço mais um quarto de hora... perco a hora do ginásio (que fica sempre adiado) e ele toca, toca, até que me enervo e me levanto aos trambolhões.
Mas agora há uma nova vida com este Philips, para além de simular a luz solar e de nos acordar gradualmente, como eu tanto gosto, ainda podemos programar sons da natureza para acordarmos ainda mais bem dispostos, relaxados e muito mais felizes.

Pai Natal aguardo ansiosamente esta prendinha no meu sapatinho!





Agora já é muito mais fácil comprar. Quem é que nunca comprou um creme, uma maquilhagem ou até mesmo um produto para o cabelo, e  não ficou satisfeito porque não era bem aquele efeito que pretendíamos, acabamos por perder dinheiro porque não fomos aconselhadas.
A  L’Oréal pensou em tudo e abriu recentemente uma loja onde podemos encontrar todos os produtos de beleza e comprar com a ajuda de profissionais tornando a nossa experiência muito mais positiva.



Eu gosto de receber presentes...e muito! Quem não gosta? Mas gosto principalmente de ser surpreendida. E enganem-se aqueles que pensam que para surpreender alguém se tem de gastar muito dinheiro. 
Por vezes basta um pequeno pormenor como perder uns minutos a fazer um belo embrulho, quando as coisas são personalizadas, ganham logo outro sabor.






Se tens medo de andar de elevador, é melhor não veres este vídeo!








Sabe tão bem quebrar a rotina e marcar aquele café tantas vezes adiado, por isto ou por aquilo, e reencontrar ex-colegas de trabalho que foram tão especiais para nós. 
Gostei tanto de trabalhar com vocês e é tão agradável ver o vosso sorriso... o que eu chorei no meu ultimo dia de trabalho! 
É isso, hoje houve café e conversa, sorrisos e novidades com pessoas que nos ligam, não para pedirem favores ou coisas, mas apenas para nos ver e saber como estamos. E isto nos dias que correm é pouco comum e vale a pena preservar, e eu guardo no coração as coisas boas e simples que a vida me dá.

Estou rendida a esta máquina...ainda não experimentei mas o vídeo não deixa grandes dúvidas. Espero que o Pai Natal a deixe cair uma destas no meu sapatinho...