Origem do Bolo Rei

por Monica Sona

Julga-se que tem mais de 2000 mil anos e que nasceu de forma a simbolizar as ofertas que os três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar deram ao menino Jesus. A frutas cristalizadas representam a mirra, a côdea “reluzente” representa o ouro e o cheiro o incenso. E se repararmos bem, o Bolo Rei de facto é uma espécie de coroa  cheia de “pedras preciosas”.
Mas conta a lenda que quando os Reis Magos avistaram a estrela que anunciara o nascimento de Jesus, disputaram quem é que seria o primeiro a premiar o menino. Então um padeiro, para terminar com a confusão, confecionou o bolo e colocou-lhe uma fava, e a quem calha-se seria então o primeiro. Mas a lenda não conta qual dos Reis foi o feliz contemplado.
Tanto quanto se sabe o bolo é produzido em Lisboa pela primeira vez, por volta de 1869 na confeitaria Nacional através de uma receita trazida de Paris.
Entretanto nos dias de hoje, já se deixou de colocar a fava e o brinde devido a exigências da ASAE.

Também poderá gostar de

1 comentário

Tertúlia da Susy 7 de Janeiro, 2014 - 18:30

Um bom ano de 2014 e muitas felicidades!
Bjs, Susana

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK