Grutas da Moeda








As grutas da moeda situam-se a 3 minutos de Fátima em S. Mamede, concelho da Batalha e foram descobertas em 1971 por dois caçadores que perseguiam uma raposa que acaba por se esconder num algar, motivados pela curiosidade, entram e exploram aquelas galerias de grande beleza natural e repletas de inúmeras formações calcárias que viria a ser de um grande interesse cientifico e mais tarde turístico.
A cada uma das salas e galerias foram atribuídas denominações, sugerindo diferentes imagens: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. A extensão visitável da Gruta é de 350 metros e a sua profundidade é de 45 m abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, mantendo-se constante todo o ano.
E porquê grutas da Moeda?
Conta a lenda, que um homem abastado das redondezas, ao passar por um matagal em torno de um algar, foi atacado por um bando de malfeitores que lhe tentaram tirar o saco de moedas que trazia à cintura. O homem ao se desequilibrar e cair no algar, arrasta consigo o saco das moedas espalhando-as pelo pelo precipício, perdendo-se irremediavelmente, o que deu ao algar o nome pelo qual ainda hoje é conhecido.


Fonte: http://www.grutasmoeda.com

Sem comentários: