Pia do Urso - Ecoparque sensorial








E foi numa escapadinha pitoresca que me deparei com esta aldeia, completamente recuperada quase que parece um cenário de tão bem urbanizada que está. Fica na freguesia de S. Mamede (Câmara Municipal da Batalha), e  apenas a 10 km de Fátima, chama-se Pia do Urso.
Mas não foi só uma aldeia recuperada que me encantou, foi o facto desta mesma aldeia estar envolvida de um ecoparque sensorial, com um caminho próprio para invisuais que os ajuda a identificar o caminho correcto para percorrer todas as estações, estações estas que têm a explicação em braille, assim temos um parque para todos, porque cada um de nós tem o direito de saber e sentir aquilo que nos rodeia. 

Estruturas do ecoparque:
Estação do planetário – apresenta as várias fases da lua e descreve o sistema solar 

Estação do ciclo da água – composta por uma nora e um engenho que recriam o princípio da energia 
Estação do jurássico – é uma alegoria ao período dos dinossauros
Estação da alegoria – representa a marcha das tropas de D. Nuno Álvares Pereira entre Ourém e Porto de Mós, na véspera da Batalha de Aljubarrota, com passagem pela Pia do Urso
Estação lúdica – com um puzzle ‘gigante’ em madeira e jogos
Estação da Pia do Urso – composta pela pia onde, segundo a lenda, iria beber um urso que vivia nas redondezas da aldeia e que deu origem ao nome da povoação
Pia do amor – composta por uma pia que tem a configuração natural de um coração
Estação musical – com diversos dispositivos musicais (gongo, xilofone, cabaça, castanholas, etc)
E ainda: Parque infantil, Miradouro, Parque de estacionamento para automóveis e autocarros (localizado à entrada do parque), Casas de banho, Chafariz, Centro de interpretação (a concluir dentro de quatro meses) e Posto de informação.


Fonte:http://alvegadn.blogspot.pt

Sem comentários: