Receita dos Pastéis de Belém



 
É uma doce tentação que nos leva além fronteiras. Não há turista {com a lição estudada} que não conheça o  Pastel de Belém e que não o queira provar. Não há pastelaria que não o tenha, uns melhores outros nem por isso. Esta receita pode não ser a original, mas que fica lá muito perto fica, e na verdade acho que o segredo dos Pasteis de Belém é não ter segredo. Façam lá esta receita e digam lá se não tenho razão.

Ingredientes (24 unidades):
  • 2 massas folhadas (usei 1 massa da marca continente)
  • 250 g de leite
  • 250 g de natas
  • 175 g de açúcar
  • 50 g de farinha
  • 5 gemas
  • Casca de 1 limão
  • 1 pau de canela

Preparação:
Aquecer o forno a 200ºC. Colocar todos os ingredientes no copo, excepto a casca do limão e o pau de canela e misturar durante alguns segundos na velocidade 4. Colocar a borboleta, a casca de limão e o pão de canela e programar 18 min/temp. 90ºC/vel. 1 1/2. Entretanto ir untando as forminhas e colocando a massa folhada em cada uma delas. Quando o tempo terminar colocar o preparado em cada uma das formas e levar ao forno durante 15 minutos, quando o tempo terminou deixei ficar mais um pouco só para que todos ganhassem cor, mas sempre de olho neles para não queimar. E depois? Depois é colocar canela e açúcar em pó e deliciar-se.  

4 comentários:

j.afonso disse...

já agora com as porções que indicou dá quantos pastéis de nata, se poder indicar fico grato.

O melhor vem a seguir disse...

J.afonso já alterei o post e esta receita rende uns 24 pasteis de nata (embora dependa do tamanho das formas a usar), eu só fiz 16 porque não tinha mais formas o restante coloquei numas tacinhas para servir de sobremesa :)

Ana Filipa Costa disse...

Que delícia, ainda que eu seja suspeita para falar pois pastéis de nata (dos de Belém ou não) são a minha perdição!

Ficaram lindos :)

http://petiscana.blogspot.pt/

Unknown disse...

Ai que desejos!!!!!
Se fizermos metade da receita, como fazemos com os tempos por favor? Obrigada