Dica de Poupança # 3





A dica desta semana é sobre as listas de compras.  De como nos podemos organizar para que nada falte em casa, sem nunca deixar ultrapassar os prazos de validade e o orçamento. Existem muitas maneiras de fazer as coisas e também não existe uma formula certa vai depender de como cada um gosta de despender do seu tempo, tempo este que é muito valioso {muito mais que o próprio dinheiro}.


Divide a tua lista de compras em duas partes:
  • A lista semanal composta por todos os alimentos frescos, iogurtes, leite, legumes, pão etc (muitos destes produtos já têm datas de validade mais alongadas)

  • A lista mensal composta por todos os alimentos não perecíveis (arroz, massas, azeite, enlatados) e todos os consumíveis para o lar (detergentes, produtos de higiene pessoal)

 Quais as vantagens {quando este método se torna uma rotina}:
  • As listas são as mesmas, não temos de perder tempo todas as semanas ou todos os meses a pensar o que colocar na lista.

  • Controlamos melhor aquilo que que temos em stock,  sabemos perfeitamente que tipo de produtos já não temos em casa.

  • Acabamos por não ultrapassar as datas de validade, se comprarmos à semana/mês temos a certeza que todos esses alimentos vão ser consumidos no tempo certo.

  • Fazemos menos visitas ao supermercado, desta maneira fazemos por mês 4 a 5 visitas, alguns vão deitar as mãos à cabeça a pensar  . OOHH! Que horror tantas visitas! -  outros vão achar que são visitas a menos. Eu acho que para ter tudo o que é necessário em casa, sem excesso e com as datas todas controladas são o numero de visitas normal.

  • Fazemos menos desvios ao orçamento, porque não estragamos produtos por deixarmos ultrapassar as validades, poupamos tempo, e ao ir menos vezes ao super acabamos por não ser tentados a trazer produtos que nem sequer precisávamos. 

4 comentários:

Mundos Mudos disse...

Acho mesmo muito benéfico o mínimo de visitas possível ao supermercado. Dividir a lista das compras em duas é realmente uma óptima dica :)

Monica Sona disse...

Quanto menos formos ao super menos vezes somos tentados além de por vezes ser uma tarefa desgastante ;)

Catarina Alves de Sousa disse...

Espectacular esta tua dica! Aliás, eu adoro dicas de poupança, por isso se quiseres continuar, fica à vontade! Ahahaha

Beijinho*

Joan of July

Monica Sona disse...

Iupii, ainda bem que gostas Catarina assim vais seguindo estas dicas todas as semanas ;)
Beijinhos