O que visitar na ilha do Pico


Pico


Pico


Pico


Pico


Pico


Pico


Pico


Pico




Pico


Pico



A ilha do Pico é a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores, fica a 8 km da ilha do Faial e a 15 Km da Ilha de S.Jorge e pela sua proximidade torna-se quase que obrigatória visitar as 3 ilhas. Infelizmente não tivemos tempo para visitar S. Jorge e a visita de um dia pelo Pico soube a pouco.
Uma das maiores atrações desta ilha é a própria montanha que lhe deu o nome, há quem se aventure numa subida de quase 4 horas e dizem os que já o fizeram que tem o mais bonito nascer do sol. Este nascer do sol vai ter de ficar para uma outra visita, ai vai vai!
Cada ilha tem a sua própria identidade e no Pico isso é bem evidente, não fosse a cultura da vinha marcar tão bem a paisagem, não passa despercebida pela forma como as vinhas são cultivadas e protegidas. Plantadas em terra que já foi lava e protegidas dos ventos por pequenas paredes que deixam entrar o sol para ajudar na maturação da uva, são hoje classificadas como Património da humanidade pela Unesco.
E uma vez que uma das atividades da ilha é o vinho é obrigatória a visita a uma adega. Escolhemos a adega "A Buraca" fica em S. Roque, fomos muito bem recebidos e foi-nos feita uma visita guiada pelo museu e pela adega e no fim fizemos a prova.
Em Santa Luzia podemos encontrar os "Arcos do Cachorro" que são um conjunto de formações rochosas de origem vulcânica e entre estas formações destaca-se uma que faz-nos lembrar a cabeça de um cachorro.
Os moinhos de vento marcam também a paisagem do Pico, ficam na freguesia de São João e contrastam na perfeição com a paisagem envolvente.
O restaurante que nos foi aconselhado, estava fechado neste dia, para muita pena nossa e ficamos sem provar as suas belas iguarias, mas deixo-vos a indicação dizem que o restaurante "Ancoradouro" é optimo, fica para experimentar no dia que voltar para subir ao pico.
Fizemos a travessia da ilha do Faial para a ilha do Pico logo pela manhã, alugamos carro no Pico e demos a volta por toda a ilha, almoçamos e jantamos no Pico e voltamos para a ilha do Faial no ultimo barco que é por volta das 21h.
Foi um dia muito preenchido mas muito bem passado e que nos deixou uma vontade enorme de um dia voltar a esta ilha.

Sem comentários: