Viagem aos Açores # O que visitar nos Açores




























A 760 milhas marítimas (1408 km)  de Lisboa e a 2110 (3910 km) de Nova Iorque, situam-se nove ilhas de origem vulcânica e que constituem o arquipélago dos Açores, o nome deve-se a uma ave de rapina existente nas ilhas aquando da sua descoberta. Sabe-se que Gonçalo Velho Cabral descobriu a ilha de Santa Maria em 1432 e no ano de 1957 todas as outras ilhas já tinham sido visitadas por outros exploradores. Mas a data certa de ocupação do arquipélago é ainda desconhecida.

Este post está na gaveta a algum tempo, 2016 foi um ano de muito trabalho e muito pouco tempo (com muita pena minha) para partilhar esta minha experiência...e outras tantas.
Adorei esta viagem aos Açores, por várias razões. Uma delas é que já não fazia férias com a minha família a alguns anos e foi muito bom poder viver esta experiência com as minhas pessoas, outra razão foi porque descobri uma das maravilhas de Portugal e do mundo. E hoje pergunto-me como foi possível ter "ignorado" durante tanto tempo os Açores.
As ilhas são verdadeiros jardins bem cuidados onde as terras se separam por "muros" de Hortênsias e arbustos, onde as formas da natureza são obra de erupções vulcânicas de ventos e marés que moldam as rochas formando em muitos casos autenticas galerias, aqui se vê que às vezes o acaso torna as coisas brilhantes. É incrível como se vai do cimo de uma caldeira até a uma fajã, passando por autênticas florestas tropicais. 
Ao passar pelas diferentes freguesias sente-se o orgulho com que os açorianos nos mostram as suas terras, sempre limpas, zeladas e com uma simpatia que nos faz sentir que queremos voltar.
Esta viagem foi toda planeada pela minha irmã Sandra, ela fez uma pesquisa dos melhores preços de avião, hotéis, carros de aluguer. E depois de um grande estudo {por parte da mana} a melhor opção calhou no nosso querido mês de Agosto. No planeamento das viagens de avião é importante ter atenção as horas, como as viagens são rápidas cerca de 2h30m, a chegada às ilhas durante a manhã, vai-nos fazer ganhar tempo e poder aproveitar já esse primeiro dia para começar a grande aventura.
Há quem ache que esta viagem é para reformados, e eu confesso que achava que escolher os Açores para viagem de lua de mel seria pouco divertido ou emocionante, mas nunca estive tão errada, seja em lua de mel ou por outra razão qualquer é um sitio fantástico para se ir em qualquer idade e em qualquer momento.
Fazer uma viagem não é uma questão de idade mas um estado de espírito.

Itinerário
1º Dia - Saída de Lisboa às 8h00 - Chegada ao Faial/Horta às 9h40m (os Açores tem menos uma hora em relação ao Continente). 

2º Dia - Saímos do Faial/Horta pelas 9h00 de Ferryboat e chegamos ao Pico/Madalena por volta das 9h30m. 

3º Dia - Conhecer melhor a Ilha do Faial e fomos ao centro de interpretação para conhecer o interior do planeta. Às 19h15m apanhamos o avião para a ilha de S. Miguel, são 50 minutos de viagem, chegada às 20:05m. 

4º-5º Dia - Conhecemos a Ilha de S. Miguel, que é a maior do arquipélago. 

6º  Dia - Aproveitamos a manhã para passear a pé pelo centro de Ponta Delgada. Apanhamos o avião em S. Miguel às 15h45m e chegamos à Horta às 16h35m.

7º Dia - Este dia estava planeado para aproveitar o mar, a praia ou as piscinas naturais. O tempo assim não permitiu e então passeamos pela ilha de carro. Apanhamos o avião para Lisboa às 17h30m e chegamos por volta das 20h55m.





 
Coloquei o itinerário de forma a perceberem o trajeto que fizemos, tivemos os melhores preços de avião devido ao tipo de rota que escolhemos e ao estudo completo da mana. Fizemos todas as viagens pela Sata, as 4 viagens de avião ficaram a 297€/pessoa.



O que trouxemos na bagagem?

Uma alma cheia, uma pedrinha do vulcão dos capelinhos, bolo levedo {é maravilhoso}, um íman para o frigorífico, muito chá da Gorreana, pedra pomes, alguma roupa a cheirar a enxofre, centenas de fotos, uma memória cheia de recordações e uma vontade enorme de voltar.

Sem comentários: