Salvador Sobral limpou as teias de aranha do Festival da canção

por Monica Sona

 

Já não via o festival da canção há anos. Em pequena, o festival era quase como o acontecimento televisivo do ano, reunia-se a família toda à volta da televisão para torcer pelas cores da nossa bandeira. Ficava vidrada no quadro das classificações mesmo à espera de ganhar. Nunca ganhamos… E deixei de ficar vidrada.

Nos últimos anos, parecia que os compositores andavam a competir pela liga dos últimos. Ganharam músicas para irem à Eurovisão que não valiam nada, bola, zero.
Este ano dei uma oportunidade e vi a primeira eliminatória, até à música numero 6 achei tudo muito morninho, assim que ouvi “Amar pelos dois” posso dizer que foi amor à primeira nota.

Uma música leve, fresca, com uma letra muito bonita, com uma interpretação sensível, com uns arranjos lindíssimos, enfim uma música com uma qualidade incrível e diferente de tudo o que já foi ao festival. É caso para dizer que os manos Sobral limparam as teias de aranha que havia na composição/interpretação do festival da canção e trouxeram uma lufada de ar fresco.

Quando me manifestei que gostava muito da música muita gente me disse que não era musica de festival e tal. Mas afinal o que é uma música para um festival da canção?

Será que temos de levar sempre as mesmas melodias?
Será que temos de levar músicas popularuchas?
Será que temos de levar sempre letras que contenham Mar e ondas?

Será que temos mesmo de mostrar quem tem os melhores agudos?
Ou será que temos de levar o som da guitarra?

Acredito nesta música da mesma forma que acreditei no Europeu de futebol. Em Maio lá estarei junto da família em frente à televisão, vidrada no quadro das classificações… Tal como antigamente!

Também poderá gostar de

2 comentários

Ela e Ele Ele e Ela 18 de Abril, 2017 - 18:37

Ninguém reaparava no Festival da Canção, agora todos comentam. Uns porque adoram, outros porque dizem não gostar. A verdade é que não querem apostar em perceber que o melhor está a ser feito no nosso país. Ele tem mesmo talento! No nosso país há imenso talento!

Responder
O Melhor Vem a Seguir 18 de Abril, 2017 - 18:39

Concordo totalmente.

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK