3 dicas para acabar com a procrastinação #100palavraspordia 21/100


procrastinação



Procrastinar é a palavra que está na ordem do dia, que por outras palavras é como quem diz,  a arte de deixar para amanhã...o que se podia ter feito hoje.
A pois é, quem é que já não se viu numa situação destas? Deixar para amanhã uma tarefa chata ou até mesmo um assunto que nos assusta? Os prazos começam a apertar e ficamos cheios de stresse e a nos sentir culpados por termos adiado as tarefas. 
Não sou de longe nem de perto a pessoa mais disciplinada do mundo, procrastino algumas vezes, fico irritada com isso, mas nos meus momentos de muita lucidez e inspiração, paro para pensar no melhor que podia fazer e sigo estes três passos. É tal e qual como uma deita, custa só nos primeiros dias.

 1. Identifica o problema
É importante saber exactamente a razão que nos está a fazer adiar a nossa tarefa. Se adiamos por ser só chata, ou se nos trás algum receio e medo. Ao identificar esse problema iremos controlar melhor esse comportamento. 

 2. Faz listas de tarefas
Pode parecer inútil para muita gente mas é uma forma muito eficaz de saber tudo aquilo que está pendente e em que prazos tem de estar resolvido. Quando se terminar uma tarefa marcamos a actividade como finalizada, e quando olhamos para a lista e vimos aquilo que já fizemos, ficamos muito mais motivados para cumprir as restantes actividades e muito menos stressados.

 3. Disciplina-te motivando-te
A disciplina é muito importante em todos os campos da nossa vida, é um caminho cheio de obstáculos por isso é fundamental que sejamos generosos e que nos motivemos porque de outra forma é complicado seguir um rumo e acabamos por desistir. 
Agora imagina que a única pessoa que te pode ajudar a chegar ao fim do teu caminho, foca-se na critica negativa, não é generoso e não compreende as falhas, e penaliza-te em cada passo que dás, achas que isso iria ajudar na tua caminhada? E se essa pessoa és tu mesmo? A única solução é respeitares as tuas limitações, os teus erros, incentivares te para ganhares força para continuar. E quando lá chegares vais ver que o caminho foi bem mais fácil do que parecia.


Sem comentários: