6 passos para ser resiliente #100palavraspordia 29/100


resiliência


Resiliência é a capacidade de superar obstáculos, problemas e dificuldades conseguindo manter todo o equilíbrio emocional e vendo tudo pelo lado positivo.
Bom, que eu vejo tudo sempre pelo lado positivo, não tenho a menor dúvida, mas se consigo encarar todos os meus obstáculos com todo o controlo emocional, posso apenas dizer que é um grande desafio.
É uma palavra que está na moda, qualquer coisa que corra menos bem, alguém te atira "tens de ser mais resiliente", é um estado que todos desejam chegar, pelo menos os mais inteligentes...

Então agora vê o que tens de trazer na tua bagagem para conseguir alcançar esta capacidade que tantos ambicionam:

 1 . Adaptação
É muito importante ter a flexibilidade de nos adaptarmos aos sítios e às pessoas. O ser sério quando se tem de ser, e ter humor quando se tem de ter. 

 2. Auto-estima
Esta é a capacidade de se valorizar a si mesmo e ter confiança naquilo que se faz. E isto traz-nos um poder individual extraordinário, porque nos faz defender de situações criticas colocando as coisas e as pessoas no seu devido lugar. E por se ser bem resolvido isso faz-nos aceitar as criticas de forma natural e sem ressentimentos.

 3. Visão Positiva/Optimismo
Ver o copo meio cheio, assumir as nossas responsabilidades, ter autonomia nas nossas escolhas e mesmo numa situação menos agradável tentar extrair o lado positivo.

 4. Aprender com a experiência
Com uma visão positiva e optimismo, as situações boas ou más porque passamos ajudam a construir a nossa experiência, ajudando a termos condições para nos adaptarmos facilmente às mudanças que vão acontecendo ao longo da nossa vida. 

 5. Intuição
E por causa dessa experiência que vamos adquirindo ao longo da nossa vida vamos desenvolvendo a nossa intuição que é a mesma coisa que dizer, ter a capacidade de prever alguma coisa.

 6. Confiança
Uma das coisas que nos traz confiança é a nossa estrutura social, família, amigos, trabalho. A existência de pessoas à nossa volta que nos apoiem e incentivem é essencial para o desenvolvimento da nossa confiança.


 Foto: literarebooks

Sem comentários: