O poder da respiração #100palavraspordia 10/100


respiração



A respiração é um processo involuntário que todos dependemos para sobreviver. Uma respiração correcta traz-nos muitos benefícios tanto a nível  fisiológico como emocional. 
A troca gasosa dá-se ao nível do sistema vascular que possui uma bomba, o coração, para distribuir todo o oxigénio e nutrientes que irão alimentar cada célula do nosso corpo, de volta trazem o dióxido de carbono produzido durante os processos celulares. 
Mas a respiração não controla apenas a oxigenação das células, controla também o sistema linfático.

O sistema linfático ao contrário do sistema vascular necessita da contracção muscular e da respiração profunda para fazer com que a linfa se mova através dos vasos linfáticos.

Há quem defina o sistema linfático como sendo "o sistema de esgotos" do nosso corpo pois é através dele que eliminamos as toxinas e o excesso de fluidos, a linfa leva o que está a mais aos respectivos órgãos para serem eliminados. Se o sistema linfático não funciona-se durante 24 horas morreríamos devido ao excesso de fluido à volta das células.
A respiração profunda e o exercício físico vão acelerar o sistema linfático em cerca de quinze vezes mais. Se as tóxicas e os detritos se acumulam no nosso corpo, devido a uma deficiente eliminação, o nosso sistema imunitário estará mais comprometido, levando-nos à ansiedade, stresse e outros tipos de doenças.

Exercício de respiração:

Este exercício deverá ser feito 3 vezes ao dia, com 10 respirações cada: Inspirar em 4 segundos - suster em 16 segundos - expirar em 8 segundos.
Quando estamos a fazer este exercício estamos a fazer uma respiração consciente e quem já o fez sente quase que automaticamente que a nossa mente desacelera e que ficamos mais tranquilos. É uma das razões porque tanta gente gosta de praticar exercício físico porque se sente muita mais tranquila e relaxada devido a todo o processo de respiração.



Sem comentários: