Porque coramos #100palavraspordia 30/100



100palavraspordia



Eu coro com imensa facilidade, tímida ou não este é um fenómeno biológico que acontece com qualquer um. Podemos corar perante as mais variadas situações, por saber que alguém está à espera de uma reacção nossa, por constrangimento, por vergonha, por desconforto ou quando se fica muito aborrecido. Quando sentimos algumas destas situações o sistema nervoso simpático responde de forma involuntária e é então libertada a adrenalina na circulação sanguínea, o que vai fazer com que os vasos sanguíneos da face dilatem, e ao dilatarem ficamos corados.

E então vocês perguntam, porque que só ficamos com a face vermelha e não com o corpo todo? Já que a adrenalina que é a responsável pela dilatação dos vasos é libertada para a corrente sanguínea?

Porque os únicos vasos sanguíneos que reagem à adrenalina são os que se encontram na face e isto é uma reacção que acontece exclusivamente em nós, humanos, Charles Darwin dizia que corar é "a mais peculiar e humana de todas as expressões". 


Especialistas dizem que aceitar a timidez é um bom passo para nos sentirmos melhor e que pessoas que coram revelam responsabilidade, altruísmo e honestidade. Por isso para quem cora como eu vamos fazer disso uma vantagem e um charme.




Sem comentários: