Queres viver alegremente? #100palavraspordia 4/100



100palavraspordia

Para mim não há dúvida nenhuma que quem faz os sítios são as pessoas, se tens pessoas "boas" os locais por onde passas tornam-se memórias agradáveis, já o contrário não trará nada de bom.
Já trabalhei em empresas onde as pessoas eram assim assim, outras onde deixaram saudades e ainda outras que nem vale a pena o esforço de serem recordadas. 
Actualmente trabalho com um grupo fantástico, onde o ambiente é maioritariamente feminino. E ao contrário de muita gente, não atribuo a culpa do mau ambiente ao facto de existirem muitas mulheres num grupo de trabalho, para mim nem sequer se põe a questão de se ser homem ou mulher, o que muita vezes existe são pessoas mal formadas. E a mal formação não tem sexo, idade nem religião.
Tá claro que neste grupo fantástico existem pessoas menos porreiras, uma ou outra egoísta, algumas sem espírito de equipa mas todas as outras que sobram são tão fixes que abafam tudo o resto.
Ao longo da minha vida tenho-me tentado focar em coisas que realmente interessam, reforçar aquilo que é positivo, e aquilo que não interessa mandar para a reciclagem. Não é um processo fácil e está em crescimento dentro de mim. 
Todos nós somos responsáveis pelo ambiente à nossa volta, uma palavra, um gesto, uma acção e até um olhar podem acalmar ou incendiar. O nosso local de trabalho é onde passamos mais tempo e é importante que não seja tóxico. Nunca esquecer que comportamento gera comportamento.
Gosto muito de uma frase de Goethe que se muitos de nós a colocássemos em prática tudo seria muito mais saudável e feliz, essa frase é mais ou menos assim "Queres viver alegremente, então caminha com dois sacos, um para dar e o outro para receber".

E já agora a inveja e as queixinhas são das piores coisinhas que existem entre colegas, é medíocre, infantil e revela muita falta de personalidade.


Sem comentários: