O orgulho {soberba ridícula} #100palavraspordia 39/100


orgulho

Dizem que o orgulho é o maior flagelo da humanidade, e eu não tenho muitas dúvidas em relação a isso, basta parar e analisar o que está a acontecer à nossa volta e pelo mundo fora. 
O orgulho esvazia o coração daquilo que é essencial e substitui por sentimentos que nos distanciam de nós e dos outros, traz ódio, vingança, intrigas, rancor, dá origem a desentendimentos e acaba mesmo por destruir.
Um orgulhoso sente superioridade em relação às outras pessoas, sabe sempre tudo, não gosta de contradições e só ele é que tem razão e por isso gosta muito de se rodear de pessoas que o bajulem {que nojo}.
Eu cá acho que quando temos razão não precisamos de mostrar aos outros que a temos, quando esta necessidade vem ao de cima sem que nos seja perguntado, isto é uma manifestação de orgulho, e por isso cuidado porque assim que isso acontecer perderás mais do que ganhas. E para perder seja o que for, que seja por uma boa causa não pela soberba ridícula.
O racismo, a xenofobia, o elitismo são alguns dos comportamentos que se caracterizam pela soberba. Se sentes alguma destas coisas em relação a alguém, o que te aconselho é que evoluas do velhinho homo de neandertal até ao moderno homo sapiens, não custa nada, só estás é um bocadinho atrasado, cerca de 30 mil anos ou mais.


Sem comentários: