Conhece o poder do elogio #100palavraspordia 68/100


elogio


Quem não gosta de ser elogiado? O elogio é um reforço positivo e é essencial para um bom clima social, familiar e profissional.
Já imaginaste se vivesses sem teres sido uma única vez elogiada? De nunca teres tido um único feedback? Como é que achas que te sentirias? 
Sabe tão bem quando vem com sinceridade. Seja em que circunstância for, faz bem ao ego e alimenta o nosso bom humor. Tanto pessoal como profissionalmente as pessoas deviam elogiar mais vezes, é importante quando se reconhece no outro alguma qualidade. 
Eu sou daquelas pessoas que gosta de distribuir esses mimos, da mesma forma que os adoro também receber, desde que sejam com honestidade. Porque também sei que nem todos vêm com boa intenção, e por isso sou da opinião de que se não vais elogiar com honestidade, então é melhor ficares caladinha. 

Agora falando mais corporativamente, há uma pesquisa feita pela Harvard Business Review que diz que "0,1% de compromisso extra dos funcionários representa US$ 100 mil a mais de facturação anual(...), o estudo mostra que não deve ter apenas funcionários satisfeitos, mas também comprometidos, pois esse envolvimento faz com que eles despendam esforços extra".

Agora deixo algumas dicas para quem quer elogiar:
  • Elogia rapidamente. Que é como quem diz, o aqui e agora, e não do tipo "olha que belo relatório que tu fizeste em 1974". O aqui e agora faz com que as pessoas percebam o que fazem bem e por isso vão repeti-lo.
  • Não caias no erro de elogiar e a seguir fazer uma critica. Um anula o outro, como por exemplo o caso da vaca leiteira que te deixa tirar o leitinho e depois dá-te um pontapé no balde e ficas sem leite.
  • Elogia frequentemente, quanto mais destacares aquilo que é verdadeiramente importante, mas atentas ficam as pessoas.
  • Ao elogiares reforças as relações.
  • É uma ferramenta gratuita.
  • Aumenta a auto-estima.
  • Dá poder pessoal a quem emite o elogio.

E nunca te esqueças, que se um elogio pode mudar o teu dia, tu também podes mudar o dia de alguém.


Sem comentários: