Leite creme da Bimby #100palavraspordia 89/100





Uma maravilha dos deuses e da Bimby também...

Esta receita é do livro base da bimby, a primeira sobremesa que fiz quando a comprei.
Posso vos dizer que não me correu nada bem, como não tinha todos os ingredientes nas quantidades que a receita pedia, reduzi mas achei que  não havia problema de não fazer a proporção para todos os ingredientes, conclusão foi tudo para o lixo porque ficou super liquida. Quando disse há minha irmã que o robot era capaz de estar avariado ela perguntou como o tinha feito a receita, claro que se fartou de gozar comigo. Depois quando lhe disse que tinha deitado tudo fora fartou-se de ralhar porque há sempre uma maneira de "salvar" estes percalços. 
Fiquei aborrecida, olha agora, uma pessoa já não pode ser aselha na cozinha, e afinal de contas eu comprei um robot para cozinhar para nós. 
É verdade e eu assumo que existe uma Mónica antes da Bimby e outra depois. E ao contrário do que a maioria das pessoas possa pensar, um robot, ajuda-nos na cozinha e facilita muita coisa é verdade mas ensina-nos também a cozinhar. Já comprei a minha Bimby há 6 anos e não passo sem ela, ao ponto de a levar de férias comigo. 
Este é o melhor leite creme que alguma vez provei. É muito simples de fazer, em 12 minutos tem-se uma sobremesa bem deliciosa.

Agora as dicas:
. O leite tem de estar à temperatura ambiente, se só tiveres leite fresco, verifica ao fim dos 12 minutos se a consistência esta boa ou se tens de se colocar mais de tempo e temperatura. 
. Ao reduzires as quantidades nunca te esqueças de colocar os restantes ingredientes na mesma proporção. 
. No final dos 12 minutos se o leite creme estiver muito liquido, acrescenta um pouco mais de maisena e programa mais tempo e temperatura, e vai controlando de forma a ficar no ponto certo.

Ingredientes:
  • 1000 g de leite
  • 6 gemas
  • 150 g de açúcar 
  • 40 g de maisena (ou em alternativa 60 g de farinha de trigo)
  • Casca de 1 limão


Preparação:
Coloca todos os ingredientes no copo, excepto a casca do limão e programa 15 segundos, velocidade 3 1/2.
Quando terminar adiciona a casca do limão e programa 12 minutos/90ºC/Velocidade 2 1/2.
Quando terminar colocar no recipiente que pretender, deixar arrefecer e se tiveres ferro para queimar o açúcar fica mesmo top, ou em alternativa polvilha com canela o que também é bastante agradável, eu adoro canela, além de ser termogénica é também afrodisíaca.
Agora experimentem e deliciem-se.

Sem comentários: