O poder do gengibre #100palavraspordia 91/100


A primeira vez que fui a um restaurante japonês foi há uns 15 anos e acho que foi a primeira vez que provei gengibre assim à fatia, mesmo à maluca, sem medos e sem saber o que estava a por à boca, achava eu que eram fatias super-finas de salmão, não existem fatias super-finas de fiambre? Então qual era o problema de haver fatias super-finas de salmão? Além disso era apenas a minha primeira vez num restaurante japonês.
Assim que coloquei à boca um belo pedaço e mastiguei, mudei de cor, de expressão, não sabia se engolia ou se deitava fora, era uma sabor meio picante, meio amargo, muito fresco, esquisito, era tudo menos aquilo que as minhas papilas gustativas estavam à espera. Alguns segundos a pensar e deitei aquilo boca fora. 
Depois desta experiência, passei anos a ignorar o gengibre, até começar a perceber que tem inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde, além de ser um excelente ingrediente na preparação de alguns pratos e um dos chás que mais gosto é feito com um pedaço deste caule.
É verdade que quando mastigas se estranha muito o sabor, é horrível mas depois devagarinho, muito devagarinho no meu caso, lá te vais habituando. Hoje em dia quando estou com dores de cabeça corto um pedacinho deste caule e mastigo, e garanto-vos que a dor de cabeça passa, pelo menos funciona comigo.

Ao contrario do que eu pensava o gengibre é uma planta e o que utilizamos não é uma raiz mas sim o caule, que é subterrâneo.

Agora vê as maravilhas que o gengibre faz:

. Melhora a absorção dos nutrientes essenciais
. Estimula a digestão 
. Antioxidante e anti - inflamatório
. Acelera o metabolismo ajudando assim na perda de peso
. Previne o Cancro do Cólon, pois possui uma substância que previne o crescimento de células cancerígenas nesta região do intestino
. Estimula o sistema imunitário a previnir infecções, e muito eficaz em gripes e constipações
. Reduz o colesterol 
. Previne doenças cardiovasculares 

Agora tenho sempre gengibre em casa, fresco e em pó. Junto em receitas, mastigo quando tenho dores e cabeça e bebo muito chá porque adoro a junção do gengibre da canela e do limão.


Sem comentários: