A partir de amanhã vivemos acima das nossas possibilidades #100palavraspordia 92/100

por Monica Sona
possibilidades
Uma das maiores riquezas que ganhei por ter sido escuteira foi a de ter adquirido uma consciência ambiental. Não andei por lá muito tempo, cerca de dois anos, mas foi o suficiente para me ter consciencializado que o pouco que cada um de nós faz torna-se muito. Desde então nunca mais fui capaz de deitar um papel para a rua ou seja o que for, sinto mesmo vergonha de quem o faz.

Hoje de manhã quando ouvi na rádio que a humanidade a partir de amanhã atinge o limite de recursos disponíveis para este ano, nem queria acreditar.

De acordo com a Zero, o último ano em que a humanidade respeitou o “orçamento natural anual”, fazendo com que os recursos existentes no planeta chegassem para o ano inteiro, foi há quase 50 anos, em 1970.

Jornal Publico

Se todos os países do mundo tivessem a mesma pegada ecológica que os portugueses têm, seriam precisos quase dois planetas e meio  – agora pensa!
Mas nada está perdido e existem pequenas coisas que podem parecer insignificantes mas que com o contributo de cada um de nós se torna muito.
  • Em vez de usar um carro por pessoa, tentar partilhar, além de ficar mais económico irá reduzir significativamente, os gastos, o transito e a poluição
  • Desligar a água no banho enquanto nos estamos a ensaboar
  • Reduzir o consumo de carne, faz bem ao ambiente e à saúde
  • Se vires uma torneira pingar não hesites fecha-la melhor, mesmo que não seja tua
  • Reduzir o consumo de embalagens, agora já existem vários locais de venda de produtos a granel e assim desta forma reduz-se a produção de resíduos
  • Desliga as luzes que não precisas, mesmo que não sejam as tuas
  • Compra equipamentos de classe A+++, no futuro vai-te sair muito mais barato
  • Coloca os equipamentos electrónicos num ponto de electrão
  • Substitui lâmpadas de halogéneo ou de filamento por lâmpada Led ou económicas
A mudança de consciências é urgente, no inicio não é fácil mas não te esqueças que são precisos apenas 21 dias para que mudes os teus hábitos. E não vale dizer que a “Maria” usa o carro sempre, e que o “Manel” deita o lixo para o chão. É uma questão de respeito por ti mesmo começares a fazer a diferença AGORA.
Nunca te esqueças da regra dos 3 R’s, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Foto: Eco bnbDW

Também poderá gostar de

1 comentário

Rita Amaral 6 de Agosto, 2017 - 0:05

É mesmo muito importante melhorarmos a nossa pegada ecológica. Só temos uma Terra e temos de cuidar bem dela!

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK