Bolo de curgete com sementes de chia #100palavraspordia 99/100



O meu cunhado rendeu-se à agricultura biológica. E enquanto uns se  limitam a comprar esses produtos cultivados da forma mais natural possível e super caros {eu às vezes costumo comprar}, ele não os compra. Ele cultiva-os.
Então, sorte a dele e a minha também. Sorte a dele por gostar de ocupar os seus tempos livres a cultivar e isso traz-lhe equilibrio, sorte a minha por me calhar produtos cultivados com carinho e do melhor que há.
Claro que desta produção caseira quando temos excesso de determinados legumes nada se perde e tudo se transforma, e basta dar asas à imaginação e fazer disso uma festa. Com os excesso de curgete que me tem calhado e numa altura em que não me apetece comer sopas e também já desisti de congelar senão um dia destes quando abrir a arca arrisco-me a comer apenas curgete, teve-se de improvisar e em vez de se fazer o tão delicioso bolo de cenoura experimentei substituir por curgete, e sabem o que resultou daqui? Um bolo absolutamente delicioso. E foi uma festa de cheirinho e sabor. Claro que há sempre aqueles que torcem o nariz a tamanha audácia, curgete? "Que nojo". Como se curgete fosse muito diferente de se colocar cenoura ou abóbora, enfim. Gente que não sabe o que perde. Eu nunca digo que não gosto antes de provar, mesmo que a ideia até me possa parecer estranha, e por ter esta "coragem" tenho me deliciado com muitas combinações improváveis.


A vida só se dá a quem se deu!

Ingredientes:
  • 250 g curgete
  • 4 ovos
  • 90 g óleo
  • 320 g açúcar
  • 220 g farinha
  • 1 c. sopa de fermento em pó p/ bolos
  • 2 c. sopa de sementes de chia


Preparação do bolo:

Pré-aquecer o forno a 180º C. Colocar no copo a curgete e triturar 15 Seg/ Vel 9.  Adicionar os ovos, o óleo, o açúcar e programar 1 Min/ Vel 6. Juntar a farinha, o fermento e a chia e envolver 15 Seg/ Vel 3. Colocar numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, deitar o preparado e levar ao forno cerca de 40 minutos. É importante ver se ao fim deste tempo se o bolo não está ainda cru em determinadas zonas, e se for necessário coloca-se um pouco mais de tempo.
 

Sem comentários: