Ovo de Colombo #100palavraspordia 95/100




Colombo

Quantas vezes já te aconteceu estares perante um problema que parece difícil ou mesmo quase impossível de resolver, estarem várias pessoas a tentar resolvê-lo, ninguém está a conseguir, e tu quando finalmente consegues e explicas como lá chegaste os outros respondem-te "olha assim qualquer um faz".  Sim qualquer um, qualquer um que lhe tivesse ocorrido em fazê-lo. 

Foi nesta base que se tornou famosa a história do Ovo de Colombo.
Fez no passado dia 3 de Agosto 525 anos, que Cristóvão Colombo partiu em direcção à descoberta do novo mundo. De regresso, fizeram-lhe um banquete em forma de homenagem. 
Uns prestaram-lhe  grande admiração e respeito e outros criticaram dizendo que qualquer um poderia ter feito aquele trajecto na descoberta do novo mundo.
Assim que ele ouviu tal critica, Cristóvão Colombo levantou-se e pediu a atenção de todos e colocou um desafio. Pegou num ovo e convidou os presentes a colocarem o ovo de pé. Todos começaram a fazê-lo mas ninguém conseguiu. Então Colombo pegou no seu ovo e com cuidado bateu numa das extremidades ficando a casca achatada, e colocou o seu ovo de pé.
No meio dos presentes ouviu-se aluém dizer "claro que desta forma qualquer pode fazê-lo", ao que Colombo respondeu:

Convenhamos, que apesar de sua simplicidade e facilidade,  não descobriu a solução, e que apenas eu é que removi a dificuldade. O mesmo ocorreu com a descoberta do Novo Mundo. Tudo que é natural parece fácil, após conhecido ou encontrado. A dificuldade está em ser o inventor, o primeiro a conhecer ou a demonstrar.


1 comentário:

Susana Veiga disse...

Adorei este post... A subjectividade do que é fácil!