16 de fevereiro de 2017

Alheira à Brás



Alheira

Eu gosto de qualquer coisa à Brás, seja bacalhau ou outros peixes, frango ou enchidos. É rápido de fazer, fica uma refeição económica e bem saborosa. É verdade que é um prato muito calórico mas {de vez em quando} sabe tão bem.
Esta receita serve 4 doses {depende muito da quantidade que cada um come}.

Ingredientes:

  • 2 alheiras
  • 300 g de batata palha
  • 7 ovos grandes
  • Azeite q.b.
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • sal q.b.
  • Coentros q.b.

Preparação:

Numa frigideira refogar levemente a cebola e o alho picados, em azeite. Retirar a pele das alheiras e junta-las partidas aos pedaços, deixando cozinhar um pouco. Ir mexendo de forma a ir partindo as alheiras tornando os pedaços cada vez mais pequenos. Adicionar a batata palha e envolver com o preparado de alheira. Deixar cozinhar um pouco de forma a batata palha ir amaciando. À parte bater os ovos e adicionar os coentros picados, envolver o preparado com os ovos e deixar cozinhar um pouco mexendo sempre e sem deixar secar. Por fim,  não interessa a maneira como se serve, seja empratado ou servido numa travessa, o importante mesmo é polvilhar com os coentros picados.

Esta receita foi retirada do blog Bom Garfo

8 de fevereiro de 2017

5 beneficios da Granola


Arroz Tufado


Aveia


Nozes

Maça desidratada

Sementes de abóbora e linhaça

Óleo de Coco

Mistura de mel e óleo de coco

Canela







A Granola é um alimento muito nutritivo, prático, saboroso e que nos faz ficar saciados até à próxima refeição. A sua composição nutricional depende muito dos ingredientes que se escolhe para fazer esta receita. Pode-se comer em forma de barritas, no iogurte e para os dias de asneira em cima de uma bola de gelado. Existem muitos benefícios mas por agora vamos nos focar em 5.

1. Ajuda a emagrecer

Para que isto seja verdade é necessário estar atento à sua composição, ingredientes pouco calóricos, muito rica em fibras, e pobre em açucares e gorduras.
A granola é rica em fibras solúveis, o que quer dizer que essas fibras se misturam com a água formando uma espécie de gel, o que por sua vez aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago proporcionando-nos saciedade. Outro beneficio é ajudar na regulação do trânsito intestinal.
 

2. Ajuda na prevenção do Cancro

Rica em antioxidantes, extremamente importantes na "eliminação" dos radicais livres. 
Os radicais livres são produzidos pelas células e moléculas num processo complexo onde se transformam os nutrientes ingeridos por nós em energia. O problema é que estes radicais livres podem danificar as nossas células saudáveis. Também é verdade que o nosso organismo possui a capacidade de regenerar em 99% estes radicais através de enzimas que o nosso próprio corpo possui, mas prevenindo com alimentos ricos em anti-oxidantes o nosso corpo agradece. 
Por outro lado a granola também é rica em fibras insolúveis, ao contrário das fibras solúveis estas não se misturam com a água e mantém-se intactas até saírem do nosso organismo, têm a capacidade de reter substâncias tóxicas.

3. Ajuda a reduzir o Colesterol

Como vimos no ponto 1 a granola é rica em fibras solúveis. A ligação destas fibras aos ácidos biliares diminui a reabsorção do mau colesterol (LDL) que serão excretadas nas fezes, ou seja diminui a absorção de gordura dos alimentos.

4. Melhora a pele

A granola é rica em vitamina E imprescindível na prevenção do envelhecimento precoce da pele, fortalece também os cabelos e unhas.


5. Aumenta a energia vital

A granola contém quase todos os minerais essenciais para a nossa saúde, magnésio, fosforo, zinco, cobre, manganês, selênio, juntos ajudam a melhorar todo o metabolismo o que leva a um consumo eficiente de energia pelo organismo.



Esta receita é do livro da Drª Iara Rodrigues "Emagreça sem fome" e posso vos dizer que é deliciosa, pouco calórica, em vez de açúcar leva mel, e a gordura utilizada é óleo de coco uma das gorduras mais saudáveis. A receita original tem sementes de girassol em vez de linhaça e tem amêndoas em vez de nozes, substitui apenas porque não tinha esses ingredientes em casa.



Ingredientes:


  • 100 ml de mel
  • 50 ml óleo de coco
  • 2 chávenas de chá de aveia
  • 1 chávena de chá de arroz tufado
  • 1/2 chávena de chá de nozes
  • 1/2 chávena de chá de sementes de abóbora e linhaça
  • 1 chávena de chá de maca desidratada
  • canela q.b.

Modo de Preparação

Preaquecer o forno a 180ºC. Aquecer o mel e o óleo de coco num tacho. Numa tigela grande misturar todos os ingredientes e por fim envolve-los com o preparado de mel e óleo. Espalhar este preparado num tabuleiro que esteja coberto por uma folha de papel vegetal e levar ao forno até alourar, ir mexendo a granola de forma ao tostado ficar homogéneo. Deixar arrefecer e guardar num frasco que vede bem para que a granola fique bem estaladiça.