Como organizar a limpeza da casa

por Monica Sona

Este post é dedicado a todas as mulheres, que não têm ajuda de profissionais, e tal como eu trabalham a full-time, têm uma casa para limpar e organizar e que têm o desejo de fazer tantas coisas tão mais divertidas do que  a dança do aspirador, e claro a todas aquelas que para além de tudo isto têm também a responsabilidade de educar, mimar e tratar do seus filhos.
Cuidar da casa é uma tarefa chata, stressante e inglória. Perdemos sempre imenso tempo e o pior é que temos de voltar a repetir brevemente, chateamos-nos constantemente com  quem vive connosco ou porque não ajudam ou porque deixaram uma migalha aqui e outra ali.  Mas uma vez que não há nada a fazer e temos mesmo de realizar estas tarefas, vamos enfrenta-las de frente e simplificar, e com um pouco de organização e disciplina tudo correrá muito melhor.
E quando digo isto estou a falar muito a serio e por experiência própria  quantas de nós deixam coisas por fazer porque agora não me apetece, estou cansada, ou isto e aquilo. E é aí mesmo que reside o problema, ao adiar as tarefas,  as coisas acumulam-se e  vão custar muito mais a fazer.
Há uma técnica muito partilhada, aqui na blogosfera, e que eu adoptei e é uma maravilha. A técnica do relógio, que consiste em marcar 30 minutos no despertador e durante esse tempo concentrar-se numa determinada divisão e arrumar e limpar tudo o que conseguir. Muitas de nós nem sabe ao certo o tempo que demora  a realizar determinada tarefa porque nunca contabilizou e como se faz tudo de enfiada,  no fim contabiliza-se sempre uma carga de horas. Pois é mas 30 minutos concentrados apenas numa divisão dá para se fazer muita coisa bem feita. Todos os dias limpamos pelo menos uma divisão, que é para no fim de semana estarmos livres e descansar a serio.  Uma vez por semana escolher uma divisão e limpar mais profundamente. Muitas de nós guardamos para o fim de semana estas tarefas todas, e em vez de estarmos a relaxar, a ler um livro, ouvir uma musica ou passear tranquilamente sem estar a pensar no que deixou para fazer em casa, estamos de pano de pó na mão a perder momentos tranquilos.

  • 2ª Feira – 30 minutos na suite (quarto e closet) + 30 minutos WC
  • 3ª Feira -30 minutos na Sala

  • 4ª Feira – 30 minutos no escritório e WC 
  • 5ª Feira – 30 minutos quarto de hospedes 
  • 6ª Feira – 30 minutos cozinha + marquise 
À 6ª feira gosto de perder mais 30 minutos para aspirar a casa toda. Claro que muitas vezes este esquema não se cumpre exactamente desta forma, ou porque se tem um jantar combinado, ou porque se trabalhou mais naquele dia e chegou-se muito tarde a casa, whatever o importante aqui é ter uma esquema para poder estar em família e amigos e aproveitar o tempo livre da maneira que nos dá mais prazer.

Também poderá gostar de

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK