Qual a origem do Bacalhau ?



Existem determinadas "coisas" na nossa vida que assumimos intrinsecamente sem sequer nos questionarmos o porque de existirem, o porquê de terem aparecido, e o Bacalhau é uma dessas "coisas".



Este peixe tão apreciado em Portugal é Rei e Senhor das nossas refeições quotidianas sendo a iguaria predileta para milhares de portugueses e refeição de destaque em ocasiões especiais como o Natal, por exemplo.



Mas será que nunca ninguém se lembrou de saber qual a origem do bacalhau, como apareceu, quem o descobriu, porque veio para Portugal, porque se tornou tão famoso no nosso país.... pois eu lembrei-me de pesquisar sobre isso....fazendo um post aqui no Melhor Vem a Seguir acerca disso. ( Geek! )




O Bacalhau para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses.



(O nome bacalhau, de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latim baccalaureu. )



Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registos de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX.  Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do "cod gadus morhua", espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.



Mas deve-se aos bascos, povo  que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registos de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.  Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.




"Graças aos portugueses, o Bacalhau foi reconhecido tendo sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado".
(Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903).



Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.



Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.



Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África.



O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do mundo, sendo chamado carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma ideia do papel do bacalhau na nossa alimentação e na nossa vida.


Sem comentários: