Pudim Abade de Priscos


O pudim abade de Priscos é tipico de Braga, e foi inventado pelo abade Manoel Joaquim Rebello mais conhecido pelo abade de priscos. Este pudim foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e hoje tem uma confraria que tenta preservar as poucas receitas que o abade deixou e que ainda chegaram aos dias de hoje.
Conta a história que foi um dos melhores cozinheiros portugueses do seculo XIX e que por esse motivo foi convidado para preparar o Régio banquete a El-Rei D. Luís I e sua Família Real. O Rei, ficou tal maneira agradado com o desempenho do Abade que o mandou chamar para o conhecer pessoalmente. D. Luís quis saber qual a composição de um prato delicioso que tinha um sabor único. O Abade sorridente afirmou – Era palha, real Senhor!

-Palha!? Disse o monarca espantado. – Então dá palha ao seu Rei!?
O Abade baixando a cabeça e com sorriso malandro, esclareceu: -Majestade! Todos comem palha, a questão é sabê-la dar…




Eu bem sei que este pudim é uma bomba calórica, mas eu adoro. 

Receita Tradicional


Ingredientes:
  • 250g de água
  • 500g de açúcar
  • 15 gemas
  • 1 cálice de vinho do porto
  • Casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 2 fatias de presunto/ou Bacon
  • Caramelo líquido
Preparação:
Colocar num tacho 250g de água, o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o presunto e levar ao lume até chegar ao ponto chamado de voar, e este ponto de açúcar verifica-se mergulhando uma espumadeira na calda, retirar  e soprar para verificar se se formam bolas (tipo de sabão), a temperatura deste tipo de calda anda à volta dos 110ºC.
Á parte, colocam-se as 15 gemas numa taça e junta-se o cálice de vinho do porto e mexe-se um pouco, não muito para não se retirar a cor amarela.
Juntar a calda de açúcar em fio às gemas e ir sempre mexendo. Por fim e utilizando um coador de rede fina, coar o preparado. Entretanto colocar numa forma uma quantidade de caramelo líquido e colocar o preparado por cima, levar ao forno em banho maria durante 50 minutos a 1hora.


Calda de Açucar feita na bimby

Colocar a água e o açúcar e programar 15 min., temp. varoma, vel.2.
 

Sem comentários: