A lenda dos mil Tsurus #100palavraspordia 52/100


Tsurus


O Tsuru (Grou) é uma ave sagrada do Japão, é símbolo de boa sorte, saúde, felicidade, fortuna e longevidade. Também é símbolo do amor e da fidelidade, assim que um casal de grous se une, só a morte os separa.

Conta a lenda que os monges se refugiavam na montanha para meditarem, acreditando que isso lhes traria poderes sobrenaturais e maior longevidade. Enquanto meditavam os tsurus mantinham-se por perto. E acredita-se que esses poderes foram passados tornando-as nas aves com maior longevidade, até 1000 anos pode viver o Tsuru. A lenda conta também que os desejos se realizam ao fazer 1000 trusus com a técnica de origami, tendo sempre em mente e em cada pássaro que se faz o nosso desejo.

E houve um dia uma menina que quis acreditar muito nesta lenda e que transformou este belo pássaro num símbolo da paz.
Essa menina chamava-se Sadako Sasaki e em 1945, sobreviveu à explosão da bomba de Hiroshima. Cresceu, tornou-se atleta e aos 12 anos numa prova de atletismo começou a sentir tonturas e mau estar, a saúde agravou-se e mais tarde no hospital diagnosticaram-lhe "a doença da bomba atómica" - Leucemia.
Dias mais tarde, a menina recebe a visita de uma amiga no hospital e com ela um presente especial.
A amiga levou-lhe papel colorido para fazer 1000 tsurus em origami e que durante a construção de cada pássaro, fizesse o pedido da cura. 
Começou a fazer os tsurus, mas a doença ia-se complicando de dia para dia e a pequena Sadako já não acreditava na sua cura e começou então a pedir pela paz no mundo.
A 25 de Outubro de 1955, a menina tinha 964 tsurus. Faleceu nesse dia.
Os amigos, inspirados pela força e coragem da pequena Sadako, completaram os 1000 tsurus e começaram uma campanha para angariar dinheiro para construir um monumento da Paz e em homenagem a Sadako. 
Em 1958, no parque da Paz de Hiroshima, foi inaugurado uma estátua de Sadako a segurar um tsuru dourado.
A estátua tem uma mensagem.

 "Este é o nosso grito. Esta é a nossa reza. Paz no mundo." 


2 comentários:

Rita Amaral disse...

Que história bonita! Só precisamos de um para começar, mas com a força de todos juntos conseguimos a paz no mundo :)

O Melhor Vem A Seguir disse...

Basta um pouquinho a cada um para tornar isto num mundo melhor 😘