Feliz Pascoa

por Monica Sona
A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, significa passagem e é um evento religioso cristão,  sendo a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta altura entre os anos 30 ou 33 d.C.
O ovo é um símbolo  antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a vida. Os ovos da Páscoa são uma tradição milenar.
Na Páscoa costumava-se pintar um ovo de galinha de cores bem alegres, pois é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, o ovo é um símbolo de nascimento.
No Antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo Pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
O certo é que os coelhos são notáveis pela sua capacidade de reprodução, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e escondeu-os para mais tarde dá-los aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou a correr e espalhou-se que pela aldeia que um coelho teria deixado uns ovos aquelas crianças.

Também poderá gostar de

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK