Quem ainda se lembra destes Telefones Retrô

por Monica Sona

Em 1930 foi o ano em que Portugal inaugurou o primeiro serviço de telefones automático. 7 anos mais tarde a Anglo-Portuguesa de telecomunicações, mais conhecida pela Companhia de Telefones contava já com 48 000 assinantes. Hoje temos várias operadoras e vários milhões de utilizadores.

Lembro-me que o primeiro telefone analógico dos meus pais era branco e de discar. Como o meu pai trabalhava nos TLP, tivemos o privilégio de ter vários modelos e várias cores.

Com o aparecimento das novas tecnologias e de telefones sem fios, com modelos giríssimos, que nos apareciam casa a dentro através das novelas e dos filmes, eu e as minhas irmãs rendemo-nos logo aos tempos modernos.

O meu pai nunca se rendeu a estas modernidades, apesar de nos fazer sempre a vontade e de nos deixar comprar os tais telefones que apareciam na televisão. Aquilo que eu não sabia, é que ele os guardava, porque para ele eram uma relíquia.

Hoje este telefone traz-me saudade, nostalgia, recordações e uma alegria enorme. Ainda bem que o meu pai nunca se rendeu às modernices. Infelizmente nunca vai saber a relíquia que estes telefones são hoje para mim.

E para vocês, o que é que estes telefones vos dizem?

Também poderá gostar de

1 comentário

Nuno Silva 25 de Fevereiro, 2019 - 22:23

Lembro-me bem. Tinha um telefone parecido com este preto com a rodinha para discar o número em casa dos meus pais.

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK