5 dicas para controlar a ansiedade

por Monica Sona

O que é a ansiedade e como é que ela se manifesta?

A ansiedade é caracterizada por um sentimento de tensão, preocupação e medo. Todos nós sofremos deste mal, uns mais que outros mas todos sem excepção já passamos por esta montanha russa de emoções, no trabalho, em casa, com outros processos mais complexos, todos já sentimos alguns dos sintomas seguintes.

Sintomas:

  • Medo
  • Angústia
  • Inquietação
  • Dificuldade de concentração
  • Insónia
  • Pensamentos com desgraças futuras
  • “Borboletas” no estômago
  • Tensão muscular
  • Coração acelerado
  • Dor no peito
  • Sudorese

A questão agora é, como conseguir controlar e evitar que este problema se apodere das nossas vidas?

Estas 5 dicas ajudam-me muito a controlar a minha ansiedade, não é um processo fácil, precisa de disciplina e foco mas é muito mais exaustivo viver em constante ansiedade do que trabalhar todos os dias para terminar com ela.

1. Vive o presente
Das coisas mais importantes dar atenção ao momento e tomar consciência do que sentimos e do que nos rodeia, mas com a vida “moderna” tornou-se bastante difícil focarmo-nos no momento que estamos a viver, estamos sempre distraídos com tudo e a viajar na maionese entre passado e futuro. Dar foco ao momento faz com que tenhamos o controlo da nossa capacidade de análise e controlo nas nossas emoções.

2. Respirar conscientemente
A respiração é um processo involuntário que todos dependemos para sobreviver. E a respiração consciente é um processo que faz milagres ajudando a aliviar a ansiedade e a atingir o equilíbrio. Experimenta fechar os olhos inspirar lenta e profundamente, reter durante uns segundos e expirar lentamente, quando te focares neste exercício tão simples vais ver como ficas relaxada.

3. Praticar exercício fisico
O exercício fisico aumenta a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer, faz-nos focar no momento, traz-nos disciplina além de beneficiar a nossa saúde no geral.

4. Dormir Bem
É imprescindível para a nossa sobrevivência e para todos os processos que ocorrem no nosso corpo. Não dormir as horas necessárias leva-nos a aumentar a ansiedade. Uma boa técnica que uso para dormir é ouvir uma meditação, acalma a mente e o espirito.

5. Resolver os problemas em primeiro lugar
Estás a ver aquela sensação de pegar num copo de 200 ml cheio de água e de braço esticado? Durante os primeiros minutos não custa nada mas ao final de umas horas o copo parece que pesa quilos. Com a resolução dos nossos problemas é exactamente igual, adiamos a decisão de os resolver, mas o peso está lá e isso vai nos criar ansiedade.

Cada um de nós tem de arranjar os seus próprios métodos para contornar os obstáculos, aquilo que serve para mim pode não funcionar contigo, espero que este meu método te ajude a encontrar o teu melhor caminho.



Também poderá gostar de

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK