A inteligência emocional é a capacidade de identificar e gerir as nossas próprias emoções e as dos outros. Além de nos tornar pessoas muito mais bem sucedidas nas várias áreas das nossas vidas, traz-nos benefícios para a nossa saúde.
Ao longo da minha vida tenho-me deparado com alguns conflitos de escolhas, mudanças de grupos de trabalho, desilusões, e tantos outros desafios. Não sou perfeita e até falho algumas vezes mas tenho um lema de vida, fazer com que no dia de hoje eu seja melhor pessoa do que fui no dia de ontem. Este processo de aperfeiçoamento da personalidade requer inteligência emocional e isso só nos trará sucesso na nossa vida, quer nos nossos relacionamentos pessoais quer na nossa carreira profissional.
1. Auto-conhecimento
É o conhecimento do nosso verdadeiro Eu, dos nossos sentimentos, é vivermos conscientes de quem nós somos e da nossa essência. Identificar os nossos padrões de pensamento é permitirmo-nos melhorar as nossas respostas comportamentais e tornar as nossas decisões mais conscientes.
2. Auto-controle
É a capacidade de controlar os nossos impulsos e emoções. Para o conseguir é imprescindível pensar duas vezes antes de tomar uma decisão, ver a situação em diferentes perspectivas e analisar as possíveis consequências. Nunca esquecer que a precipitação e o orgulho retiram-nos controlo e talvez nos acrescentem alguns problemas.
3. Auto-motivação
É a capacidade que temos em nos motivar a nós mesmos através dos nossos recursos internos. Pessoas auto-motivadas fazem “magia” porque têm garra, foco, disciplina, determinação e por isso fazem acontecer. Depois esses resultados positivos reforçam ainda mais a auto-motivação.
4. Empatia
A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. De compreender o que o outro está a sentir de termos a sensibilidade de avaliar a situação. Está directamente ligada ao altruísmo e à capacidade de ajudar. Uma pessoa empática tem sensibilidade em compreender a situação e os sentimentos do próximo e por esse motivo a comunicação é muito mais facilitada.
5. Saber gerir relacionamentos inter-pessoais
É a capacidade que a pessoa tem em interagir com outras pessoas tendo em conta um conjunto de normas comportamentais. Cada pessoa age e pensa de forma diferente e por isso é de extrema importância saber gerir esses relacionamentos de forma a não pôr em causa a estabilidade do grupo onde estamos inseridos, seja trabalho, amigos, família.
Lembra-te que todas as nossas emoções influenciam as nossas decisões e que comportamento gera comportamento. Aprender a dominar cada um dos pontos anteriores, faz-nos agir de forma consciente e segura sem nunca permitir que sejam as nossas emoções a tomar conta das nossas vidas.