EK BALAM



       Fonte: http://www.historvius.com/ek-balam-1624/

Esta cidade Maya fica a cerca de 30 km de Valladolid, foi restaurada muito recentemente e é umas das cidades Mayas menos conhecidas pelos turistas, embora nestes últimos anos tenha crescido as visitas a esta bela cidade que significa "Jaguar Negro". 
Situa-se no meio da floresta e só se ganha esta percepção quando se sobe os 33 metros da grande acrópole. Com uma vista deslumbrante do cimo da pirâmide digna de um Rei. 


Os edifícios em Ek Balam sugerem que era uma cidade rica e poderosa ao mesmo tempo. Mas perdeu muito de seu poder por volta de 1000 dC, mas permaneceu habitado por muito tempo depois,julga-se que até à invasão dos espanhóis, Século XVI.
Está sepultado na acrópole  Ukit Kan Lek Tok, um rei Maya previamente desconhecido, que foi um dos governantes mais poderosos da história Maya, e está protegido pela boca de um jaguar, e guerreiros a ornamentarem a entrada do seu túmulo.

Chegamos cedo a Ek Balam e fomos uns dos primeiros grupos de excursões a entrar, o que foi perfeito para tirar fotos e usufruir do espaço sem grandes confusões. Um local com muita paz e serenidade e uma das poucas pirâmides que ainda se pode subir, os degraus são altos mas têm espaço suficiente para colocarmos os pés sem nos desequilibrar.

Sem comentários: