A minha experiência num centro PMA privado – Malo Ginemed

por Monica Sona

Como referi no post anterior (AQUI) marquei a consulta para a clinica Malo Ginemed ainda estava a caminho de Lisboa.  Escolhemos este centro porque além de já ter ouvido falar muito bem dos laboratórios e da alta tecnologia com que são equipados, conheci pessoas que fizeram lá os seus tratamentos com sucesso e que me testemunharam isso. Mas o Site desta clinica tem todas as informações sobre os tratamentos e as estatísticas, um site intuitivo e bastante informativo.

Esquema retirado do site da Malo Ginemed

Antes de saber o desfecho no CHUC, já tinha um plano B. Se as coisas não corressem bem em Coimbra a Malo seria a minha escolha. Nunca se permitam a ficar num beco sem saída, é importante ter a noção destes dois polos, ou tudo pode correr às mil maravilhas ou tudo pode ser muito difícil de alcançar. Aqui não se trata de ser positivo, tratasse de avaliar as situações com pragmatismo, tratasse da realidade pura e dura porque não há tempo para muita lamechice nem romantismo.

Mas também sei que existem muitos casais que infelizmente não poderão ir para um privado pois nenhum seguro de saúde comparticipa estas consultas nem estes tratamentos, e estamos a falar de valores muito elevados e sem prestações. Metade do valor paga-se no dia da punção e a outra parte no dia da TEC. Para mim é triste saber que temos políticos que preferem pagar milhões por submarinos que não servem absolutamente para nada em vez de investirem esses milhões em saúde.

Marquei consulta para a primeira vaga que a clinica tinha, não queria perder tempo. E depois de ter sido seguida num hospital publico por todos os médicos e mais alguns a minha esquisitice tinha acabado.

Tive vaga logo para a mesma semana, enviaram-me uns questionários por email para preencher e reenviar para a clinica antes da consulta. Esta primeira avaliação é totalmente gratuita.

No dia da consulta de diagnóstico assim que entrei  na clinica, o ambiente que ali se respirava era de tranquilidade, as recepcionistas muito atenciosas e as salas de espera bastante confortáveis com pouca gente e com informação sobre estatísticas, o que é muito importante para se ter noção de como estão a correr as coisas a este nível.

A médica que me acompanhou foi a Dra Cátia Rodrigues. Muito simpática, pragmática, muito despachada e sobretudo muito competente. Das coisas mais importantes é a empatia que se cria com o médico. Estamos num processo delicado, desgastante e que nunca saberemos onde vamos parar, por isso para mim seria importante ter um médico ao meu lado que me dissesse a verdade e que me guiasse da melhor forma, com carinho, respeito e num tratamento à minha medida e não com um carimbo na testa tipo chapa 5. E foi isso que encontrei na Dra Cátia.

Nesta primeira consulta levei todos os exames feitos e expliquei toda a minha historia clinica, alertando para o facto de ter estado 5 meses sujeita a um protocolo para TEC sempre com péssimos valores de progesterona e quando faço um ciclo natural foi o meu melhor valor, a Dra ao ouvir isto tomou logo nota para quando fizéssemos TEC começar por aí mesmo, por um ciclo natural.

Mandou-me fazer mais umas análises e explicou tudo com aquilo que analisou nos meus exames, que aparentemente nada parecia difícil de ultrapassar mas a idade dos meus óvulos poderia trazer dificuldades, uma vez que perdem qualidade à medida que os anos avançam.

Nesse mesmo dia passamos por uma enfermeira que nos explica todas as dúvidas que possamos ter com o tratamento e quais os valores.

Após a consulta recebi um email com vários esclarecimentos e tabela de preços. Uma das coisas que achei é que não senti absolutamente nenhuma pressão comercial, todos os contactos que tivemos quer presenciais quer por email foram totalmente para esclarecimento quer de tratamentos quer de preços e muito informativos, num processo destes é de extrema importância saber os passos que vamos dar e quanto é que isso nos vai custar para não termos surpresas, pois estamos a falar de valores muito elevados.

Marquei a segunda consulta,  já com os restantes exames, esta já é paga mas se realizarmos o tratamento é descontado esse valor, discutimos a decisão terapêutica e agendámos o novo ciclo de FIV.

No final de Setembro estava a ter a primeira consulta e em Outubro estava a iniciar um novo ciclo de FIV. Fiz um protocolo curto ou seja não tive de fazer a fase de dessensibilização que fiz na primeira FIV, e começamos logo pela estimulação ovárica.

A medicação anda à volta dos 400 €  mas vai depender da quantidade que se tem de tomar, como já referi em artigos anteriores, há mulheres que podem vir a gastar menos dinheiro em medicação e outras ligeiramente mais.

Todas as consultas de avaliação estão dentro do valor do ciclo de FIV, e a médica vai marcado as consultas consoante a necessidade para avaliação do crescimento do endométrio e dos ovócitos.

Esquema retirado do site da Malo Ginemed

Esquema retirado do site da Malo Ginemed

Temos sempre uma enfermeira de serviço para tirar qualquer dúvida e o contacto directo da médica para qualquer problema que possa surgir. Temos também uma formação com a enfermeira para nos ensinar a injectar na barriga.

A minha punção foi marcada logo no inicio de Novembro, e aqui já sabia ao que ia e por isso estava tranquila. As condições são muito boas tanto a clinica, consultórios, quartos e sala de operações, é verdade que pagamos bem este tratamento mas temos um óptimo conforto.

Nesta punção consegui 19 ovócitos. O número que é extraído tem sempre uma quebra porque nem todos estão maduros e depois nem todos fecundam.

Neste dia é também feita a recolha das células masculinas.  E há uma técnica neste laboratório que faz um género de “filtração” eliminando os espermatezoides que estejam fragmentados e os embriões crescem num meio de cultura que irá melhorar a comunicação entre o embrião e o útero, ambas as técnicas aumentam as hipóteses de sucesso.

No acompanhamento da evolução dos embriões são os embriologias que nos ligam a dar os resultados.

Neste ciclo de FIV com 41 anos aspiraram 19 ovócitos, 15 estavam maduros e destes 15, 11 fecundaram, o que aparentemente é um bom resultado.

Mas a idade dos óvulos é muito importante e destes 11 embriões só 3 chegaram a blastocistos o que quer dizer que a qualidade aqui já está posta em causa.

Após a punção é agendada a transferência dos embriões frescos mas uma vez que eu não tinha os níveis hormonais dentro dos valores pretendidos, criopreservámos 1 blastocisto de óptima qualidade e os outros 2 de qualidade inferior.

Tive de esperar até ao ciclo seguinte para fazer TEC, fiz análises ao sangue uns 3 dias seguidos para ver os níveis hormonais e assim que o estradiol e a hormona luteinizante (LH) desceram foi marcada a TEC. Como estava em ciclo natural o meu nível de progesterona estava óptimo como seria expectável.

No inicio de Dezembro estava a fazer a transferencia de 2 embriões, a preparação foi diferente tive de tomar um calmante  1 hora antes da transferência para produzir um efeito muscular relaxante. Não tive de ficar imóvel assim que terminou a TEC e levantei-me de imediato. É aconselhado a fazer uma vida tranquila, sem esforços e sem stresses.

Esperei cerca de 12 dias para fazer o Beta HCG, esta análise também está dentro do valor do ciclo de FIV,  nesse dia estava a explodir de ansiedade, desta vez não fiz teste de gravidez antes das análises ao sangue, estava com tanto medo de ver um negativo que consegui segurar a minha ansiedade.

Pedi para o laboratório que me enviar os resultados por email.

Às 16h quando recebo esse email estava sozinha e tremia por tudo o que era lado. Abri o exame e estava grávida. É inevitável, depois de tanta pressão caiu-me uma lágrima, uma não, várias. E agora tremia mas de felicidade. Sabem aquela sensação de uma noticia tão boa mas tão boa que até parece mentira? Era assim que eu estava.

A primeira pessoa que liguei foi ao meu marido e ficamos ambos radiantes. Depois informei logo a seguir a minha família e a minha médica que também deliraram com a noticia. O meu sucesso é também o sucesso da clinica.

Após  o positivo é nos marcada uma ecografia 15 dias depois para verificar os batimentos cardíacos dos embriões. Nesta eco vimos apenas o batimento de um embrião. A médica voltou a marcar uma ecografia mais tarde para verificar a evolução da gravidez e continuava a bater o coração de um dos embriões e o outro além de não ter batimentos cardíacos tinha uma fase de desenvolvimento diferente.

Esta foi a última consulta que tive na Malo porque o objectivo estava alcançado, eu estava grávida e agora era seguir a gravidez com a minha médica.

A minha experiência na Malo Ginemed foi óptima e por isso recomendo esta clinica.

Desta gravidez tive alguns sustos, que farei um post no seguimento desta saga. Desta gravidez nasceu um bebé, nasceu o meu bebé arco íris, nasceu o meu Miguel ❤️

No próximo post vou falar sobre o ciclo menstrual.

 

 

 

 

Também poderá gostar de

2 comentários

Carla Branco 18 de Março, 2021 - 22:11

Boa noite. É possível me dizer o valor que pagou da FIV? Obrigada

Responder
admin 25 de Abril, 2021 - 17:31

Carla vai depender do tratamento que escolher na Malo a primeira consulta é gratuita e lá explicam tudo 😊

Responder

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK