10 passos para atingires a felicidade #100palavraspordia 50/100

por Monica Sona
Quando falamos de felicidade é importante distinguir a felicidade baseada nos valores e a felicidade baseada no prazer.
A felicidade baseada nos valores é uma construção, um caminho de forma a conseguirmos atingir os nossos objectivos, são os valores e os pilares onde assenta a nossa vida, é a nossa estrutura. A felicidade baseada no prazer é instantânea e não dura mais que umas horas.
Qualquer um de nós poderá encontra felicidade ao comprar aquele carro de sonho, ao fazer aquela viagem que há tanto tempo se desejada, por ter uma boa posição profissional, mas de que é que vale tudo isto se os valores de vida forem medíocres e que ao mesmo tempo não nos satisfaçam a longo prazo?
É tempo de reflectir, meditar e melhorar comportamentos. Para os que acham que os problemas estão só nos outros e que não têm de melhorar nada, nunca estiveram tão longe da verdade. Para os outros que como eu estão dispostos a uma constante aprendizagem, a superarem-se a ouvirem criticas tentando sempre se corrigi, ficam aqui 10 estratégias para atingir a felicidade.
 1. Auto-Estima:
Auto-estima é a avaliação que fazemos de nós próprios, envolvendo crenças, emoções e comportamentos. É a capacidade que temos de respeitar, confiar e gostar de nós mesmos. Se não cuidarmos do nosso interior nunca nos vamos conseguir sentir confiantes e optimistas.

 2. Generosidade:
É a qualidade de fazer algo de positivo aos outros. Por norma, pessoas generosas por natureza são pessoas muito mais tranquilas e bem resolvidas.
 3. Optimismo/Positividade:
É tempo de pensar positivo e de rectificar comportamentos de forma a conduzir ao sucesso pessoal. Há um exercício muito simples que nos devolve toda a tranquilidade de que necessitamos, que passo a cita-lo, quando a nossa mente for atingida por um pensamento negativo, anula-o imediatamente com um pensamento oposto. Não vale a pena alimentar a mente com pensamentos negativistas pois leva-nos muitas vezes a um sofrimento inútil e tira-nos energia e clareza, acabando por nos levar muitas vezes a cometer erros.
 4. Disciplina:
Quando nos propomos a um desafio/objectivo, temos de encarar isso como algo de muito sério, quando não conseguimos cumprir aquilo a que nos propusemos, sentimos culpa e isso recaí directamente na nossa auto-estima. 
 5. Inteligência emocional:
É a capacidade de identificar, gerir e expressar correctamente os nossos sentimentos, e conseguir identificar o mesmo nos outros. Controlar as emoções é a chave para o bem estar emocional.
 6. Gratidão:
É importante sermos humildes e reconhecer quando alguém é generoso connosco e nos presta algum tipo de ajuda, seja ela qual for. É muito importante dizer obrigado.
 7. Meditação/Espiritualidade:
Enganem-se aqueles que pensam que espiritualidade ou meditação é  coisa de religiões. Meditação vem do latim meditare que significa, desligar-se do mundo exterior voltando-nos para dentro de nós próprios. Estudos recentes, demonstraram que a meditação altera fisicamente o cérebro tornando algumas áreas mais densas e fortes, optimizando assim o seu funcionamento.
 8. Cuidar do corpo:
“Mente sã em corpo são”, é uma expressão bastante utilizada e que faz todo o sentido, só um corpo são pode ter uma mente sã. Se um corpo estiver doente não vamos conseguir ser felizes nem conseguir cumprir com os pontos acima referidos. Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico regular, o descanso aconselhado para cada organismo, vai levar-nos sem dúvida a um corpo saudável.
 9. Relação com os outros:
Gerir a relação com os outros é um desafio permanente. Por natureza somos seres sociais, necessitamos de interagir, comunicar, pertencer a grupos partilhar experiências e ideias. Se formos honestos connosco e com os outros, tentando evitar os conflitos e sabendo ceder sempre que for necessário, teremos certamente relacionamentos muito mais interessantes, saudáveis e felizes.

 10. Perdoar:
O perdão não é fraqueza, é coragem, de quem pede perdão e de quem perdoa. Saber perdoar é uma virtude, é necessário e deixa-nos mais leves e livres de ressentimentos e raivas.

E tu como é que lidas com cada um destes pontos?
 

Também poderá gostar de

Deixa o teu Comentário

Este site utiliza cookies para lhe permitir uma melhor experiência de utilização. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK